12 março 2017

[LISTA] 10 Mulheres Incríveis da Literatura

Olá!! Como vão vocês?

Na última quarta (08/03) foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. Um dia marcado pela nossa luta diária pelos direitos iguais... Muitas coisas foram alcançadas graças às nossas antepassadas que deram suas vidas para que pudéssemos usufruir da liberdade que temos hoje!

Para comemorar essa data tão importante, separei aqui alguns livros que contam com grandes mulheres no papel principal, ou mulheres importantíssimas para o enredo da história. Vamos lá?




1. Hermione Granger (Harry Potter)

(cr: Tumblr)


Acredito que seria um crime fazer essa lista sem citar uma das personagens mais maravilhosas que já existiram: Hermione Granger.
Hermione nasceu em uma família de trouxas (não bruxos), mas isso não a impediu de ser a aluna mais inteligente do seu ano, e, talvez, de toda a escola.
Embora a série Harry Potter seja sobre o garotinho bruxo, não dá pra negar quem sem Hermione, Harry poderia ter morrido no segundo livro, não é? Ela é dona de si, inteligentíssima, forte, convicta de seus objetivos, se esforça, e não deixa nenhum homem pisar nela. É a famosa "mulherão da porra" desculpa o linguajar. É uma personagem muito forte, e que inspira muito as leitoras tanto as mais olds quanto as novinhas. Podemos concluir que ela faz parte do esquadrão das mulheres mais fodas da literatura.

No cinema, a personagem foi interpretada pela também "mulherão da porra" Emma Watson. Já no teatro, ela foi interpretada pela atriz Noma Dumezweni.

2. Elizabeth Bennet (Orgulho e Preconceito)

(cr: Google Imagens)


Outra personagem literária que não poderia ficar de fora dessa lista. Elizabeth Bennet é a protagonista do livro "Orgulho e Preconceito". É uma obra muito antiga, mas os amantes da literatura inglesa certamente o conhecem muito bem.
Elizabeth é descrita no livro como uma jovem atraente, inteligente, alegre e simpática. Ela é a segunda filha do Sr. Bennet, e se apaixona pelo Sr. Darcy (que já arrancou suspiros de muitas mulheres).
Resolvi colocá-la na lista porque a considero uma mulher muito forte, convicta de seus objetivos e fiel à sua família. Mesmo sendo orgulhosa até demais, é uma mulher encantadora que cativa quem lê sua história.

No cinema, ela foi interpretada por 5 atrizes diferentes, a última delas sendo Lily James embora se trate da adaptação do livro, acrescentada de zumbis. No teatro, por 4 atrizes diferentes, a última delas sendo Patricia Noonan.

3. Katniss Everdeen (Jogos Vorazes)

(cr: Tumblr)


A terceira da lista é nossa famosa líder da revolução, Katniss Everdeen!
Katniss vive num mundo distópico separado por distritos, do 1 ao 12, sendo ela pertencente ao último. Em sua histórias, existe os Jogos Vorazes, uma competição mortal em que dois tributos de cada distrito competem entre si até a morte, e apenas um pode sobreviver. Katniss se voluntaria para os Jogos Vorazes, a fim de salvar a vida de sua irmã, Primrose, que foi sorteada para participar.
Katniss é uma mulher de gênio forte, uma rebelde nata, que luta pelo que acredita e não aceita as políticas do governo corrupto ao qual ela é obrigada a servir. Por conta da sua bravura, ela chama a atenção dos rebeldes que querem derrubar o governo, e então ela se torna o Tordo, a líder de toda uma revolução. Uma mulher forte, guerreira e poderosa, que não podia estar fora dessa lista.

No cinema, ela foi interpretada pela atriz Jennifer Lawrence.

4. Theresa Gray (As Peças Infernais)

(cr: Google Imagens)


Tessa é o amor da minha vida. Uma das personagens mais maravilhosas que eu tive o prazer de ler e acompanhar. É uma jovem de 16 anos que tem sua vida mudada drasticamente após a morte de sua tia, e então ela cruza o Atlântico para viver com o irmão, em Londres.
 Tessa é caracterizada como uma mulher fora dos padrões (para sua época - 1800), altamente curiosa, e muito corajosa. Ela inspira as jovens leitoras e é MUITO sortuda (quem leu sua história, sabe do que estou falando).
Ela merece muito estar nessa lista, pois sua força, de ter de enfrentar um mundo totalmente novo com apenas 16 anos, a torna um ícone para sua época.

5. America Singer (A Seleção)

(cr: Pinterest)


 Essa aqui é uma garota muito especial, que não podia ficar de fora dessa lista! America Singer é a protagonista da série A Seleção, que encantou milhares de jovens pelo mundo.
 America é uma garota pobre, que vive num mundo distópico depois da Quarta Guerra Mundial. Ela é escolhida para ser uma "selecionada", e vai lutar, junto com outras 34 garotas, pelo coração do príncipe Maxon.
 Ela é uma garota fantástica! Forte, determinada, mais ao mesmo tempo é teimosa, insegura. Ela é tão humana que a gente passa a maior parte do livro sofrendo. Sua simplicidade, sua honestidade e sua famosa "cara de pau" a tornam uma jovem encantadora. ♥


6. Mia Thermopolis (O Diário da Princesa)

(cr: Capricho)


Ela merece muito estar nessa lista! Amelia Mignonette Grimaldi Thermopolis Renaldo é a princesa do reino de Genovia, que vimos no cinema lá no início dos anos 2000. Ela é uma adolescente que, aos 15 anos, descobriu ser princesa e herdeira de um reino inteiro.
Mia está nessa lista porque ela é gente como a gente! Quem já leu seus livros são muitos, mas vale a pena sabe do que estou falando. Ela precisa aprender a governar um reino enquanto concilia sua vida escolar, amorosa, familiar... tudo ao mesmo tempo! É de acabar com a vida de qualquer pessoa. Mesmo errando 10 vezes e acertando 9, Mia consegue fazer as coisas mesmo que à moda Mia. Além de linda, é divertida, carismática, e muuuito nerd eu a venero por isso.

No cinema, ela foi interpretada pela rainha Anne Hathaway.

7. Capitu (Dom Casmurro)

(cr: Tumblr)


Precisamos brasilizar isso aqui! E por que não com uma das personagens femininas mais famosas? Maria Capitolina Santigo, ou apenas Capitu, é a personagem feminina no clássico Dom Casmurro.
Ela não podia ficar de fora dessa lista. Pois ela foi e é uma das personagens mais incríveis que existe. É descrita no livro como uma mulher forte, determinada. Também foi bastante julgada por sua sensualidade (na época não era nada comum esse tipo de característica numa mulher literária).

8. Annabeth Chase (Percy Jackson e os Olimpianos)

(cr: Tumblr)


Annabeth é nossa querida semideusa, filha de ninguém mais, ninguém menos que ATENA! É mais do que ÓBVIO que ela estaria nessa lista.
 Annabeth é uma garota muito inteliegente, forte, determinada e corajosa. Ela rouba nossos corações e o do Percy também, é tão óbvio com seu jeito único de ser. Ela é nossa maior referência feminina na série Percy Jackson, e merecia muito estar aqui nessa lista ♥


9. Priscila Vulcano Panogopoulos (Minha Vida Fora de Série)

(cr: Blog Fazendo meu Filme)


 Priscila, a protagonista da série Minha Vida Fora de Série, merece muito estar nessa lista. Ela é uma garota muito determinada, muito convicta de seus ideias e ainda é a maior defensora dos bichinhos que você respeita. É uma adolescente que precisa lidar com separação dos pais (e mudança de estado), e então tem de se adaptar com sua nova vida. É simplesmente uma garota apaixonante.


10. Mia Saunders (A Garota do Calendário)

(cr: Google Imagens)


Pra fechar essa lista com chave de ouro, escolhi a personagem Mia Saunders, da série A Garota do Calendário.
Mia resolve se tornar uma acompanhante de luxo para quitar uma dívida deixada por seu pai em Las Vegas, então ela viaja pelos EUA passando um mês com um cara diferente. Ela é uma mulher forte, determinada, que desde cedo teve de cuidar de seu pai e sua irmã mais nova. É o tipo de mulher independente que todas nós queremos ser.




[BÔNUS] 11. Fani Belluz (Fazendo Meu Filme)

(cr: Blog Fazendo meu Filme)

Resolvi colocar a Fani nessa lista também! Nós podemos acompanhar seu crescimento pessoal através da série "Fazendo meu Filme", também da Paula Pimenta.
Fani é uma jovem adolescente comum, que estuda, vai pra escola, faz cursinho, e vai ao cinema. Nós acompanhamos sua trajetória e podemos ver o quanto ela cresce e amadurece como mulher ao longo da trama. É a típica "gente como a gente", que facilmente faz com que nós nos identifiquemos com ela e seus dilemas adolescentes.


*♥*


Dei mais ênfase às personagens atuais do que as antigas, pelo simples fato de achar essencial para os dias atuais termos personagens fortes para nos dar incentivo. As mulheres hoje estão conseguindo ampliar seus direitos, estamos um degrau mais a frente do que estávamos a 20 anos atrás, e isso se deve graças aos autores(as) que deram vida à essas mulheres excepcionais.
Sentiram falta de alguma mulher importante da literatura? Coloca aí nos comentários!

Desejo a todas vocês um excelente Dia Internacional da Mulher! Um beijo no coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desenvolvimento por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo