05 setembro 2017

[RESENHA] Melancia - Marian Keyes

FICHA TÉCNICA
Nome: Watermelon (Melancia)
Autor(a): Marian Keyes
Editora: Bertrand Brasil
País: Irlanda
Lançamento: 1996 / 2003 (Brasil)
Gênero: Romance, Comédia
Páginas: 489
Adicione: Skoob

Compre: Amazon | Saraiva | Livraria Cultura (edição normal)
Amazon | Saraiva | Livraria Cultura (edição especial - capa dura)


SINOPSE: "Melancia é um romance sobre a arte de manter o bom humor mesmo nos momentos mais adversos. Com 29 anos, uma filha recém-nascida e um marido que acabou de confessar um caso de mais de seis meses com a vizinha também casada, Claire se resume a um coração partido, um corpo inteiramente redondo, aparentando uma melancia, e os efeitos colaterais de gravidez, como, digamos, um canal de nascimento dez vezes maior que seu tamanho normal! Nada tendo em vista que a anime, Claire volta a morar com sua excêntrica família: duas irmãs, uma delas obcecada pelo oculto, e a outra, uma demolidora de corações; a mãe viciada em telenovelas e com fobia de cozinha; e o pai, à beira de um ataque de nervos. Após passar alguns dias em depressão, bebendo e chorando, Claire decide avaliar os prós e os contras de um casamento de três anos. É justamente nessa hora que James, seu ex-marido, reaparece. Claire irá recebê-lo, mas lhe reservará uma bela surpresa." (Skoob)



 Melancia é um livro cômico que conta a história de Claire, uma mulher de 29 anos que, logo após o nascimento de sua filha, é abandonada pelo marido que confessa ter um caso com a vizinha (também casada). Arrasada, Claire e Kate (sua menina recém-nascida), se mudam para Irlanda, onde a família dela vive.
 Nas primeiras semanas, Claire se encontra numa depressão profunda. Não come, não bebe, não cuida da própria filha... A autora trouxe a tona esse assunto de uma forma cômica, mas o alerta está ali: o perigo que é uma depressão pós-parto. Esta, talvez, não tenha sido causada pelo nascimento, mas pelo sofrimento que veio logo depois.
 Vi em muitos comentários do Skoob que muita gente não gostou da forma como Marian abordou o assunto. Como a história se desenrolou... Acredito que essas pessoas não entenderam o que Marian quis passar com a história de Melancia. Melancia não é pra ser uma história de amor, é pra ser uma história de superação. A diferença entre ESTA história de superação das outras, é que a maior parte foca no sofrimento da protagonista. Para superarmos uma dor, é preciso conhecê-la a fundo, e é isso que a autora faz com esse livro. De uma forma cômica, divertida, pra não se tornar muito pesado, acredito.

 O livro não é rico em diálogos, na verdade a maior parte do livro se passa dentro da cabeça da Claire, então rendemos boas risadas com seus pensamentos insanos e confusos. Também reservamos risadas para a família nada convencional de Claire, suas irmãs totalmente diferentes uma da outra, um pai que parece que vai ter um ataque a qualquer momento, e uma mãe completamente doida, viciada em novelas e que não chega perto da cozinha. É um prato cheio para episódios regados a coisas estranhas e totalmente não convencionais numa família tradicional.



Classificação:

10 comentários:

  1. Sou doida pra ler esse livro, gostei da sua resenha. Acho que vou voltar a procurar por ele!

    ResponderExcluir
  2. Oi flor já havia lido uma resenha sobre esse livro mas não lembrava e foi bom relembra-lo com sua resenha tão rica de detalhes...obrigada bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Que bom que já ouviu falar dele, é um livro muito rico mesmo!

      Excluir
  3. Oi, tudo bem? Já li algumas resenhas sobre o livro e todas sempre positivas. Esse mensagem que ele traz que buscarmos ver o lado bom de tudo o que nos acontece é a melhor parte. Gosto muito de livros que trazem uma lição ao final da história. Ótima indicação. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este livro mostra uma realidade triste com um quê de diversão, realmente não é uma história de se jogar fora!

      Obrigada pela visita ♥

      Excluir
  4. Oiie

    Eu li e gostei bastante do livro. Nem conseguia dormir, querendo acabar logo hahahah

    Adorei sua resenha

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fantástico né? Melhor sensação do mundo quando o livro é assim haha

      Obrigada pela visita ♥

      Excluir
  5. Já ouvi falar sobre esse livro, mas nunca parei para ler a sinopse ou ler críticas a respeito, e agora lendo o que você escreveu, me deu a impressão de ser um livro interessante, e que envolve mesmo essa questão de superação que você citou. Não sei se o ideal seria falar sobre o assunto de forma cômica (como parece ser o livro) ou de forma mais séria, mas acho que isso vai do leitor e do seu entendimento.

    http://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, essa questão é um pouco complicada, por se tratar de um assunto muito delicado. Pra algumas pessoas, tratar de uma forma um pouco cômica não fica legal... Mas isso vai de leitor pra leitor, como você mesma disse.
      Leia o livro! E tire suas conclusões... Gostando dele ou não, é um aprendizado, certo? ^^

      Obrigada pela visita!!

      Excluir

Desenvolvimento por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo