[RESENHA] Portas Erradas, Amores Confusos - Lare Barbosa

FICHA TÉCNICA
Nome: Portas Erradas, Amores Confusos
Autor(a): Lare Barbosa 
Editora: Coerência
País: Brasil
 Lançamento: 10 de dezembo de 2017 
Gênero: Romance
Páginas: 448





SINOPSE: "A história de Maria Clara e Brandon ainda está longe de acabar. Depois de enfrentarem inúmeros desafios, agora precisam encarar seus conflitos pessoais para saber amadurecer, tomar decisões complicadas e saber se, estar juntos, realmente vale a pena. Com aventuras e personagens novos, uma dose a mais dessa vida conturbada e difícil dos jovens adolescentes, Portas Erradas, Amores Confusos é o segundo livro da trilogia que encantou a todos." (Ed. Coerência)



AVISO: CONTÉM SPOILERS DE PORTAS ERRADAS, AMORES CERTOS (LIVRO 1)


Eu estava esperando ansiosamente por essa continuação, já que o final de PEAC foi totalmente surpreendente! Portas Erradas, Amores Certos nos trouxe os personagens Maria Clara e Brandon, dois jovens bem imaturos que se descobrem no amor. Cheios de altos e baixos, brigas, reconciliações e alegria jovem, PEAC 1 nos trouxe um romance, embora com o enredo um tanto quanto amador (considerando que a história provém de uma fanfic), uma boa história de amor.

 Portas Erradas, Amores Confusos, começa logo depois dos acontecimentos finais de PEAC 1, quando Maria Clara sofre um acidente após pegar Brandon a traindo. Confesso que, desde o final do primeiro livro, já torcia pelo término dos dois, porque Brandon estava perfeitamente consciente do que estava fazendo, e não pareceu demonstrar arrependimento nenhum, pelo menos até Maria Clara aparecer em sua casa.
 Maria Clara agora tendo uma perda recente de memória (as vezes comuns em casos em que bate a cabeça), e Brandon viu ali uma chance de remediar tudo. Claro que, com o tempo, Maria Clara recuperou sua memória perdida e descobriu o porque tinha sofrido o tal acidente. Eles terminam.O que pra mim foi ótimo. Brandon pode ser o garanhão da escola, o garoto dos olhos dos pais, mas ainda é um menino muito imaturo, e definitivamente não está pronto para um relacionamento.
 Infelizmente (ou felizmente, depende do seu ponto de vista), eles voltam depois de um tempo. Mas não sei vocês, pra mim o romance deles não tem mais aquela magia que existia em PEAC 1. Depois do que Brandon fez, não conseguia mais vê-lo fazendo Maria Clara feliz... E isso foi se provando ao decorrer do livro. Ele se mostrou um garoto muito abusivo, agressivo, e muito egoísta. Ele perdeu absolutamente todos os pontos positivos que tinha comigo. Sorry Brandon, mas hoje não.
 Pra não parecer que só ele estava errado, tenho que dizer aqui que Maria Clara é tão imatura quanto ele. Talvez não tão manipuladora e egoísta quanto ele, mas ainda sim completamente despreparada para viver um relacionamento. E vocês criam plena consciência disso com o decorrer das páginas.
 Talvez pelo fato de Brandon ter feito isso, meio que estragou toda minha experiência com esse livro. Porque eu simplesmente não vejo mais um amor adolescente ali, eu vejo um relacionamento extremamente tóxico, e até mesmo um pouco perigoso.
 Por se tratar de Lare, é óbvio que grandes reviravoltas acontecem durante o livro. Essas tais reviravoltas até me fizeram esquecer meu ódio por Brandon por um momento, e são realmente coisas interessantes que acontecem (com interessantes eu não digo legal, apenas que atiça um pouco a leitura). Mas, mesmo eu sendo uma grande fã da Lare, preciso dar um puxão de orelha: não gostei da romantização que teve a respeito da gravidez na adolescência. Não vou dizer quem engravidou, o que acontece, só lendo pra saber. Ou talvez quem já leu (ou irá ler) tem uma opinião diferente da minha a respeito disso. Mas senti que a partir de um momento essa coisa de ficar grávida enquanto está no ensino médio é uma coisa completamente normal (eu iria dizer comum. Mas comum sabemos que é, só não é normal). Nós sabemos que sim, existem muitos casos de mães na adolescência, e tudo bem retratar isso num romance adolescente, o meu problema, como eu disse, foi na romantização da coisa.

 Com relação a escrita, ainda senti um pouco da fanfic ali, claro que não tanto quanto no primeiro livro. Esse livro me pareceu muito mais maduro com relação ao seu antecessor, mas ainda sim, falta um pouco pra se desprender dessa ideia de fanfic (isso é, se esse for o objetivo da autora).
 A leitura, pra mim, foi rápida pelo fato de que era um livro que eu estava aguardando há um ano para ler. Mas para quem não está tão ansioso quanto eu, talvez a leitura se torne um pouco massante ou cansativa pelo excesso de detalhes de lugares, trajes, momentos... Em certas partes do livro é totalmente aceitável. Mas em todo momento do livro torna ele um pouco cansativo mesmo.

 O final de PEAC 2 não é tão surpreendente quanto o anterior, na verdade é até um pouco previsível, mas sabemos que é uma trilogia então, definitivamente, terá um terceiro.
 Minhas preces para o último livro de PEAC é que Maria Clara e Brandon amadureçam muito. De verdade. Acho que um tempo separados faria muito bem aos dois. Durante minha leitura comparei um pouco o romance deles com o romance de Tessa e Hardin (After), mas só porque eles tem um relacionamento muito tóxico, e ver Maria Clara e Brandon me lembrou eles dois. Espero do fundo do meu coração que Brandon CRESÇA e pare de tratar Maria Clara como uma propriedade e mais como uma pessoa, que é o que ela é.

 Embora eu tenha me decepcionado MUITO com os personagens, o livro não é de todo ruim. É até "aceitável" o comportamento deles, considerando que são adolescentes, mas, bem, tecnicamente, Brandon tem a minha idade, e se ele fosse meu amigo eu daria um soco nele, é sério. Digo a vocês que a leitura vale sim, pra aprendizado, pra conhecimento, e pra quem é fã da série. Não digo que vocês vão amar 100%, isso vai muito do leitor, mas infelizmente Brandon estragou totalmente minha experiência com o livro, que não passou de 50%.


Classificação:

71 comentários:

  1. Gostei da sua resenha sincera, nem todo livro consegue agradar a todos, mas sempre podemos tirar algum aprendizado de novas leituras.

    ResponderExcluir
  2. muito boa as colocações, fiel aà sua observação, e sua analise crítica. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Gostei da premissa e a capa é muito fofa! Eu não conheço muito o catálogo da editora, mas ultimamente tenho visto alguns títulos que percebi que são meu estilo de leitura. É muito legal quando se vê uma resenha sincera, sem a necessidade de queimar totalmente o livro. Não é sempre que uma leitura vai agradar né? Adorei a resenha.

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Mesmo sendo uma série que gosto, este não é meu livro favorito.
      A editora tem uns livros muito bons viu? Vale a pena adquirir alguns ^^

      Excluir
  4. Como tem spoiler eu i apenas a sinopse e tem uma premissa muito legal, muito sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada
      Mas você poderia ler as duas resenhas que o spoiler não seria tão pesado (;

      Excluir
  5. O livro parece ser bem interessante,mas os pontos que você falou me deu uma desanimada :( Quem sabe em algum futuro a leitura me anime haha Ótimo post,bem sincero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo que geralmente dá uma desanimada quando lemos uma crítica negativa. Mas como eu disse, cada um tem seu ponto de vista com as coisas. Então pode ser que você tenha uma opinião diferente da minha. Não desista da leitura só por causa disso (;

      Excluir
  6. Gostei da sua resenha,mas não gostei do Brandon rsrsrs não sei se ia conseguir ler,por causa dele bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahahah é, ele fica bem intragável no segundo livro. Mas todo o pacote (o livro) não é ruim, dá pra ler haha

      Excluir
  7. Resenha bem detalhada amei parabéns

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Achei a sinopse interessante, porém não é algo que eu leria. Não conhecia a história do livro e muito menos a autora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A autora é nova, esse é o segundo livro dela (fora uma antologia). É uma autora muito boa ^^

      Excluir
  9. Não conhecia o livro,mas parece ser uma leitura bem interessante.Cheia de conflitos!Adorei o post

    ResponderExcluir
  10. Percebi muita sinceridade... não conhecia o livro e por causa da sua sinceridade gostei muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Precisamos ser bem sinceros com o que lemos ^^

      Excluir
  11. Oi! Não conhecia os livros e gostei de ver sua sinceridade. Principalmente sobre as atitudes dos personagens e até o tema da gravidez na adolescência.
    Gostei muito da sua resenha, achei super bem escrita. Só não acho que leria o livro. Ando sem paciência para romances jovens, onde se acha justificativa para tudo, principalmente pra traição. Sendo sincera, to bem cansada das autoras justificarem e sempre fazerem as mocinhas perdoarem essas atitudes. Clamo pelo dia que elas darão a volta por cima e um pé no embustinho hahaha
    Mas repito, você escreve muito bem, gostei! Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente romance jovem é meu ponto fraco, então mesmo sabendo que estou sujeita a odiar alguns personagens, acabo lendo do mesmo jeito! Obrigada pelo elogio, estou sempre tentando melhorar haha

      Excluir
  12. Gostei muito da resenha e mais ainda das suas opiniões.
    Não li e não conhecia o livro, mas já concordo com todos os pontos que você citou.
    Confesso que agora estou dividida entre ler ou não ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer uma dica? Leia e tire suas próprias conclusões. As vezes, em certos pontos, você pode discordar de mim. Então leia e faça sua própria crítica a respeito <3

      Excluir
  13. Rsrsrs eu lendo tua resenha lembrei de mim quando simpatizo ou odeio um personagem de livro, as vezes também fico furiosa e me stresso em pensar como as pessoas são desse jeito ou o porque as outras não percebem isso, acho que porque na vida real tem muito disso. Até fiquei com vontade de ler o livro, esse seria um livro que eu brigaria o tempo todo rsrs Mas gosto de livros que me fazem sentir algo, mesmo que seja raiva rsrs
    Bjs (•_•)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso gostei do livro!! Gosto dos livros que nos fazem SENTIR alguma coisa. Isso de ler um livro por ler é muito chato!! Realmente você vai se entregar a essa obra

      Excluir
  14. Que pena que o livro não seja tão bom e tenha lhe desagradado em diversos pontos. Gostei da sua resenha sincera e os pontos que vc ressaltou na obra a respeito dos personagens e a relação entre eles. Não conhecia a obra, mas foi bom saber um pouco sobre ela.

    http://naturezaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      É sempre bom fazer essas ressalvas para leitores como você, que ainda não conheciam a obra ^^

      Excluir
  15. Olá, tudo bem?

    Eu já vi este livro por vários blogs, acompanho bastante a editora, e estava bem ansioso para ler o livro, mas agora que você disse alguns pontos negativos sobre o livro, já estou incerto da minha leitura, mas gostei bastante da resenha.

    Abraços,
    https://jovemcigano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!! Tudo ótimo e você?
      Bom, eu queria te pedir para que leia o livro. Todo o livro vai ter algum ponto negativo pra alguém. Levar isso pra vida e deixar de ler uma obra que talvez você curta bastante não é muito legal hahaha Talvez, pela minha resenha, você tenha um olhar um tanto mais crítico com relação a história. Mas o melhor é ter sua própria experiência, afinal ninguém pensa igual né? ^^

      Excluir
  16. Admito que evitei ler o último parágrafo pelos spoilers, apesar de que não sei se vou adicionar à lista de leitura pois detesto temas relacionados a traição. Nunca ouvi falar do livro, não me sinto familiarizada com a história mas sinto que o segundo desenvolve-se com um cliché de acidente/perda de memória. Concordo, pela descrição, que Brandon ainda é muito imaturo sim. Mas gostei da premissa de serem duas pessoas a descobrir o amor =) Excelente resenha, com imensa informação pertinente e opinião crítica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio!
      Realmente, este livro é um grande romance clichê adolescente, mas é realmente muito bom, mesmo com um personagem que se torna bem detestável (pelo menos aos meus olhos)

      Excluir
  17. Que demais essa dica menina, fiquei encantada e adoro muito livros de romances, achei o Brandon imatura, mas adoraria ler e sei que me encantaria o bastante para não desistir da dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desista!!! Leia o livro e tire suas próprias conclusões! <3 <3

      Excluir
  18. Olá, tudo bem?

    Não conhecia a trilogia e adorei conhecê-la mais através dessa sua resenha totalmente sincera. Eu entendo bem que um livro com personagens adolescentes está sujeito a pessoas que ainda não amadureceram, mas essa coisa de relacionamento tóxico é algo que me incomoda. Creio que iria ter as mesmas emoções que você, e iria torcer para o casal não ficar junto, traição para mim não é algo perdoável, ainda mais ele usando a falta de memória dela para se aproveitar. Não sei se é um livro que leria nesse momento, mas gostei da dica. Parabéns pela resenha maravilhosa!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alice!
      Bem... Traição eu acredito que se perdoa sim, depois de um tempo, afinal o perdão serve pra te livrar de um peso desnecessário e que só está em você por conta de outro. Agora, voltar... Aí eu já não gosto muito da ideia. Confiança quebrada né? Talvez em algum momento você dê uma chance pra esse livro <3

      Excluir
  19. Confesso que não ando lendo sobre esses temas de romances adolescentes embora eu goste de livros de romances. Achei pertinente sua resenha por relatar totalmente seu ponto de vista, tanto o positivo quanto negativo. Apesar de adorar sua resenha, não é um livro que leria . Simplesmente porque não prendeu a leitura deixando-me voada em alguns pontos.

    Beijos parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!
      Bem, isso acontece frequentemente comigo também, então eu te entendo perfeitamente hahaha
      Volte sempre <3

      Excluir
  20. Oi,quero muito ler esse livro é do tipo que eu adoro ler,ainda não li esse,estou mega curiosa para ler,quero te dar parabéns sua resenha ficou ótima bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alzinete!!! Leia sim, a série é super legal!

      Excluir
  21. Olá, tudo bem?

    Não conhecia a obra. Amei essa capa e é o tipo de gênero que gosto, confesso que fiquei com vontade de ler. Maaaas lendo sua resenha, já peguei ranço desse rapaz. hahahahah mas ainda assim darei uma chance. Dica anotada!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahaha o ranço faz parte né? Sempre tem um personagem que não nos desce. Infelizmente, neste livro, o personagem em questão é o próprio protagonista hahahah Mas não desista dessa série, dê uma chance <3

      Excluir
  22. Oi, tudo bem? Gente que capa linda é essa? Fiquei completamente apaixonada. O enredo é bem interessante e achei legal ter continuação. Muitas vezes gostamos tanto dos personagens que dá vontade de continuar acompanhando a história. Uma pena esse segundo não ter surpreendido tanto quanto o primeiro. Mas acredito que é normal, quando não conhecemos a história ainda é mais fácil nos deixarmos envolver. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika!!
      É linda né??? Eu sou apaixonada nessas capas!!! O enredo é bem adolescente, mas é aquele que prende. Você quer realmente saber o que acontece no final hahaha

      Excluir
  23. É chato ler um livro é DE decepcionar com os personagens, mesmo que com justificativa, mas amei a sua sinceridade na resenha, me senti um pouco perdida por não ter lido o primeiro livro, mas fiquei curiosa a respeito!

    ResponderExcluir
  24. Sei como é passar por uma decepção com um livro de série, sempre crio expectativas para as sequências.
    Infelizmente esta história não chamou minha atenção, então acho que vou acabar não lendo a trilogia.

    ResponderExcluir
  25. Curti a sua resenha! Achei bem interessante seu ponto de vista a respeito dessa história :)))
    Tu é muito linda ^^
    beijo da MaVi

    https://marivicente.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  26. Amei a sua resenha!
    Ainda não li o livro e confesso que não havia me deparado com ele em uma livraria (sim, eu a livrarias praticamente toda a semana por motivos de: eu quero e eu vou), mas fiquei super curiosa com essa história.
    Vou procurar o primeiro pra ler.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia os livros, nunca li nada que fosse fruto de uma fanfic. Não curto muito personagensimaturos, sempre me irrito com isso. E relacionamento tóxico não é comigo.
    Mesmo sendo aceitável o comportamento deles, não é um livro que gostaria de ler.Mas amei a sinceridade de suas palavras nesta resenha, parabéns.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Não conhecia esses livros! A premissa me pareceu interessante, e acho sempre bom prestigiar os nacionais!
    Infelizmente, numa série de livros, sempre tem um que não nos agrada tanto quanto os outros...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Nao conhecia os livros, mas ja amei pq eu gosto de ler livros de romance e so de olhar a capa ja fiquei com vontade

    ResponderExcluir
  30. Pena que se decepcionou com os personagens, não conhecia os livros mas confesso que tenho um pouco de preguiça com relacionamentos tóxicos. Espero mesmo que os personagens cresçam e que sua experiencia com o próximo livro seja melhor.

    ResponderExcluir
  31. Ai senhor, vi a sinopse do primeiro livro no site da editora e estava tão animada, aí leio sua resenha do segundo e desanimo total,hahaha. Sei não viu, ar de fanfic, gravidez na adolescência, escrita nem tão madura. Huuum...vamos ver.

    ResponderExcluir
  32. Oi Abby!
    Que resenha mega sincera, admiro isso, sinceridade acima de tudo. A capa do livro é fofa e a premissa parece legal, uma pena não ter correspondido as expectativas.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  33. OiiI!

    Confesso que esse nome bradon me irritou um pouco hahaha... enfim, não conhecia esse livro e não sei se leria não. Esse negócio de romantizar maternidade é um problema em qualquer idade. Não curto não. Realmente, tem que ver se o intuito da autora era esse de separar sua obra das fanfics. Gostei da sua sinceridade e não sei se leria a obra.

    Biejinhos,

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    Eu também não conhecia a trilogia e confesso também que não fiquei muito cativado pelo enredo e personagens. Apesar disso, gostei muito da sua sincera resenha.
    Nunca li uma fanfic, então eu não sei se iria identificar esse aspecto nesses dois volumes.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  35. Não conheço nenhum dos livros citados, mas gostei de conferir suas impressões da leitura. Uma pena que ele não tenha te agradado por completo, mas faz parte né!!?? Eu confesso que o enredo não chamou minha atenção, mas achei a capa lindinha. Enfim valeu pela dica. Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  36. Oii Abby, devo dizer primeiramente que adorei sua resenha e a forma como vc descreveu a história, por mais que não tenha lido o livro anterior consegui entender completamente do que se tratava! Meus parabéns por isso ❤ Segundamente, devo dizer que fiquei curiosa com essa história e até me vi um pouco nela rs. Vou dar uma chance, vai que cola né.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  37. Hey
    Gostei bastante da sua resenha !
    Como é um estilo de leitura que não me interessa muito li tudo hahahaha
    Bjs

    ResponderExcluir
  38. Oi, tudo bem?
    Confesso que não li sua resenha, é que já estou louca para ler o primeiro volume e não queria spoiler!
    Parabéns pelo blog, ele é muito lindo!

    ResponderExcluir
  39. Não conhecia a obra, achei a capa muito bonitinha, mas uma pena não ter sido aquilo que esperava né? Gostei da sua resenha, de todos os pontos que destacou.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  40. Olha, pra dizer a verdade eu nunca tinha lido nenhum dos dois livros. Ambos são novidades pra mim.
    Achei sua resenha incrível. Mesmo não tendo amando o livro, sua resenha ficou ótima!
    Admito que a sinopse não me prendeu muito, mas é sempre bom ter opções e vou anotar essa!
    Obrigado pela dica!

    Beijinho!!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  41. Oi Abby.

    Que pena que tenha decepcionado com os personagens da história, mas pela sua resenha o livro não tão ruim. Por isso vou adicionar na minha lista, quem sabe futuramente eu tenha uma oportunidade de lê-lo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  42. Olá,

    Recentemente fiz a leitura do primeiro livro e até saiu resenha ontem no Desencaixados, confesso que adorei o romance idealizado pela autora, e chorei muito com esse final. Mas, para ser MUITO sincero, após ler a sua resenha eu fiquei desanimado para ler a continuação, acho que não darei continuidade a trilogia! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  43. muito sincera no que falou nunca li este livro mais ,quando ve lo ja saberei o final.SEGUINDO .

    https://mundodaveeh.wordpress.com/.

    ResponderExcluir
  44. Oi Flor eu não li a resenha toda por conter spoiller, mas eu li a sua opinião e infelizmente alguns livros nos decepcionam e principalmente quando é de uma sequencia, mas o importante é que você tirou aproveito de muitas coisas e como você eu não tenho muita paciência para personagens que me decepcionam kkkkk, amei a capa e vou conferir a resenha do primeiro. Torço para que o terceiro seja muito melhor .

    Um beijo

    http://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Olá!
    O segundo livro de uma série é sempre uma caixinha de surpresa. Ou é tão bom quanto ou é um desastre...Sorte que foi algo "aceitável" e pena que foi inferior ao primeiro... Não conhecia essa obra, ficarei de olho nela.
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  46. Oi, tudo bem?
    Nossa eu já li esse livro, eu amei demais, amo livros desse gênero, é meu ponto fraco, que fazer não é? Vc não quis matar umas horas a maria? kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  47. Esse é um estilo de leitura que não rola comigo, é muito difícil eu ler algo assim. Rsrs Mas gostei muito de como formulou sua opinião, mas desta vez, vou passar a dica.

    ResponderExcluir
  48. Oi, tudo bem?
    Não conhecia a série mas achei bem interessante. E como você, torço para que o casal não fique juntos, afinal traição é um golpe muito baixo! A não que, como você mesma disse, eles cresçam e se respeitem.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  49. Oi tudo bem?

    Não conhecia a autora e a história mas adorei sua resenha sincera. Gosto de livros que a autora mostra que o relacionamento tóxico não tem futuro, e espero que no 3º livro você consiga curtir mais o romance, do que as partes ruins dele!

    Beijos
    www.thereviewbooks.com.br

    ResponderExcluir

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!