[RESENHA] A Mediadora #2 O Arcano Nove - Meg Cabot


FICHA TÉCNICA
Nome: Ninth Key (A Mediadora - O Arcano Nove)
 Autor(a): Meg Cabot 
Editora: Galera Record
País: EUA
 Lançamento: Fevereiro de 2001
 Gênero: Fantasia, Romance
Páginas: 272


SINOPSE: "Para uma adolescente, trocar de cidade pode ser um trauma. Para Suzannah, a mudança de Nova York para Califórnia está sendo ótima: novos amigos, muitas festas e dois caras bonitões e muito interessantes. Só que um deles é um fantasma. E o outro pode matá-la. Suzannah é uma mediadora, uma pessoa capaz de se comunicar com os mortos e resolver as pendências deles na Terra. A velha casa para onde se mudou com a mãe e o padrasto é assombrada por Jesse, um fantasma jovem e gentil. Como Jesse não liga muito para ela (e, além do mais, está morto), Suzannah se entusiasma com o interesse de Tad Beaumont, o garoto mais cobiçado da cidade. Mas o fantasma de uma mulher, cujo assassinato pode ter relação com um mistério no passado de Tad, a atormenta. E a vida de Suzannah pode estar ameaçada. Ser adolescente é complicado. O que dizer de uma garota que precisa dividir sua atenção entre a própria vida e a morte dos outros?" (Skoob)




 O segundo livro da série A Mediadora, Suze tenta se adaptar a sua nova vida. Três novos irmãos, um padrasto super legal, uma casa no topo de uma colina, uma vista de frente para o mar... E, ah! Um fantasma vivendo no seu quarto.
 Tudo corria perfeitamente bem, até que Suze recebe a visita inesperada de uma mulher fantasma, que insiste que Suze deveria dar um recado a alguém que responde por Red. Intrigada, Suze começa sua investigação e ela o leva a Tad Beaumont, um garoto muito gato com quem ela havia topado uma vez na vida. Com a oportunidade de desvendar o mistério dessa fantasma (e ainda, quem sabe, talvez, arrumar um namorado), Suze começa a investigar um pouco mais sobre a vida e a família de Tad, e acaba descobrindo muito mais coisas que deveria, colocando sua vida em risco.

 O Arcano Nove é um livro super legal. Mas confesso que, da série inteira, não é um dos meus favoritos. Aqui podemos conhecer um pouco melhor a nossa protagonista, Suze. E podemos chegar a uma conclusão: ela é muito patricinha. Pode ser a mais badass da cidade, que julga os outros por suas atitudes não altruístas e tudo o mais, mas podemos ver que muitas das vezes Suze é uma adolescente bem fútil, as vezes mais preocupada com sua aparência e suas roupas de grife do que com seu dom de mediadora e o poder que isso tem.
 Também vemos um pouco do relacionamento entre Jesse e Suze começar a tomar um rumo. Ele ainda é um túmulo: recusa-se a falar sobre sua morte. Não que Suze já não saiba: ela descobriu tudo no livro anterior, com a ajuda de seu irmãozinho. Jesse e Suze passam a ter mais contato e podemos ver ali uma fagulha de sentimentos românticos brotando do coração da nossa pequena mediadora.

 Os demais personagens continuam ali, porém agora com mais espírito de figurantes do que realmente relevantes para a história. O que é bem triste, considerando que os amigos de Suze são super legais. Com esse livro, tomamos a ciência de que, com exceção de Suze, os grandes protagonistas de nossas histórias são, na maior parte das vezes, pessoas mortas.
 Pelo livro ser bem curto, você não vai ter tempo pra se sentir entediado, ou começar a cansar da história (porque é sério, de todos os livros dessa série, este é o que considero mais fraco). As páginas passarão voando e quando você se der conta, já terminou o livro e está ansiando pelo terceiro volume.



Classificação

You Might Also Like

44 comentários

  1. Não conhecia a série, mas achei a premissa bem interessante, essa questão de pessoas que se comunicam com o mundo material e o mundo espiritual quando é bem trabalhada pode gerar um livro bem interessante, que pena que esse foi o mais fraco da série.

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna
    Não li nenhum dos livros desta coleção. Só li um livro da Meg Cabot até agora, o Cabeça de vento e foi uma leitura muito maluca e engraçada.
    Achei a sinopse interessante e fiquei curiosa. Livros curtinhos mantém a atenção, mesmo que a trama não renda muito, né?
    Muito bacana seu post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    não li nenhum dos livros da série. Aliás nunca li nada da Cabot, acredita? Vejo que tem muita gente que ama A Mediadora e alguns tem certa relutância com a história.
    Fiquei um pouco desanimada com as mortes que você citou, ai a gente pega um apego e dai páh mata o personagem, isso meio que me incomoda.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Gosto muito da premissa da série, eu mesma já escrevi algo muito parecido quando há uns 20 anos atrás. Mas esse jeito meio fútil da protagonista que me broxou para a série :/

    ResponderExcluir
  5. Olá! Nas últimas semanas, tenho ouvido e lido muitas resenhas positivas e negativas dessa série, confesso que fui atraído pela premissa e pelos personagens. Mas minha vibe está em romances, com certeza vou dar uma chance pra essa série.

    ResponderExcluir
  6. Apesar de não conhecer a série fiquei curiosa para saber os segredos da família de Tad e mais sobre a fantasma. Vou aguardar a resenha do próximo volume.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que bacana essa série, achei fascinante a ideia e a capa bem bonita, para quem aprecia o trabalho da Meg, achei ótima a resenha e quem sabe futuramente eu daria oportunidade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Nossa, me deu uma vontade de ler depois do seu post rsrs
    A série parece ser boa, pelo menos a construção da ideia dela me agradou bastante... Já anotei e assim que tiver uma oportunidade irei ler ^^
    Beijos da MaVi

    https://marivicente.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Nunca li nada da Meg Cabot, mas tenho interesse em conhecer sua escrita. Já vi algumas outras coisas sobre essa série e acho que seria uma boa maneira de começar a ler algo da autora. Uma pena que os personagens secundários ficaram um tanto esquecidos nesse livro, espero que isso mude nos próximos.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Eu nunca li os livros da Meg Cabot, tenho vontade de conhecer a sua escrita, já li algumas resenhas dos livros dela e fiquei interessado. Gostei da sua resenha, ficou muito boa, está de parabéns!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. olá! Adorei sua resenha, mas confesso que histórias assim não me chamam muito atenção. De todo jeito, foi bom conhecer a série, assim posso indicá-la para amigos que curtem o gênero!

    Um beijo, Pri :*

    ResponderExcluir
  12. Gente do céu, que livro! Realmente gostaria de ler para saber o desenrolar da história.

    ResponderExcluir
  13. Nos parece muito interessante está história pelo menos a resenha eu gostei e até me deu vontade de ler o livro todo...
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi.
    Tudo bom?
    Eu achei a premissa bem interessante, mas é uma pena você não ter gostado tanto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá.

    Só pela capa a autora já me ganhou. Adorei sua resenha e me deu muita vontade de conhecer a história de Suzannah. Mudanças, às vezes, fazem bem.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Toda vez que eu vejo alguma resenha ou alguém comentando algum livro de Meg Cabot eu me pergunto :" Porque ainda não li nada dessa mulher?!" rs'
    Sério! Eu preciso ler!! T~T

    Beijoo

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Ainda não li os livros da série, mas tenho duas amigas que são apaixonadas! Fico feliz que você tenha gostado, vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Amo a Meg Cabot, mas ainda não li A Mediadora, o que é um pecado! Sei que é uma das séries mais queridas dos fãs e estou doida pra poder ler logo. Tanto o Jesse como a Suze são personagens super carismáticos e muito amados. Não vejo a hora de fazer a leitura!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Não li nada da Cabot ainda, mas confesso que esta série dela não é uma que me atraia muito, apesar dela ter inúmeros fãs.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  20. Olá, mesmo esse não sendo o seu favorito da série, confesso que pela resenha fiquei curiosa para ler ele e toda a série, pois me parece ser uma leitura bem leve e divertida.

    ResponderExcluir
  21. Às vezes alguns livros que fazem parte de uma série não são tão interessantes mas são importantes para um melhor aprofundamento nos rumos futuros da história. Deve ser o caso O Arcano Nove.

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Gostei bastante da sua resenha, já li alguns liros da Meg, mas nunca parei para ler essa série!

    ResponderExcluir
  23. Oi
    Não tenho interesse em ler essa série kk a premissa não me chamou atenção. Mas fico feliz por vc ter gostado, isso que importa. Resenha linda.
    BJos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu ainda não li nenhum livro dessa série e, apesar de ter vontade de ler, confesso que algumas resenhas não me atraem muito não. Fiquei muito contente por você ter gostado, mesmo que não seja o melhor livro da série. Também não acho legal essa mudança nos personagens, eles passaram de atuantes a secundários, pelo que percebi, e isso não pareceu ser muito legal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá! não conhecia a série mas parece ter uma temática bem interessante. Uma pena que nesse livro o foco ficou numa protagonista tão "fútil" e os demais personagens ficaram em segundo plano, nada disso eu gosto de encontrar num livro então talvez eu não leria! A resenha ficou muito boa, bem sincera e citando os pontos mais relevantes!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  26. Gostaria de saber, aonde encontro pra comprar

    ResponderExcluir
  27. Bem, acho que a magia da personagem ser assim torna o livro mais interessante, adorei a premissa relacionada a fantasmas, haha, uma sinopse um pouco engraçada. Então este é o que antecede o post que comentei! Pelo livro ser curto, talvez seja fácil ler apenas num só dia. É uma pena manter outras personagens apenas como figurantes e não como peças para desenvolver a trama. Enfim, de qualquer forma, estou interessada em ler!

    ResponderExcluir
  28. Oi
    Tenho muita curiosidade de conhecer essa série da Meg parece ser muito boa. Que pena que você não gostou tanto assim desse livro mas quem sabe melhora.
    Beijo
    Raquel Machado
    Leitura kriativa
    Http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Eu tenho uma relação de amor e ódio com os livros da Meg Cabot. Por um lado, costumam ser leituras bem rápidas, mas, por outro, eu geralmente me irrito com os personagens dela.
    Tenho curiosidade de ler essa série, por ela ser muito elogiada. Mas tenho medo de não ter paciência e também por ser uma série tão grande.
    De qualquer forma, fico feliz que mesmo sendo o livro mais fraco da série, esse tenha sido pelo menos uma leitura rápida e nada cansativa. Talvez um dia eu crie coragem de ler essa série, mas por enquanto não está nos meus planos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Já ouvi falar muito dessa série, mas nunca parei para saber realmente sobre o que se tratava. Aliás, nunca li nada da autora, acredita? Mas adorei saber a sua opinião.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  31. Eu li essa série tem taaaaaanto tempo que nem lembro direito a história hahaa mas lembro de como gostava de ler, claro que na época eu era adolescente e não muito crítica, mas os ultimos livros são os melhores, continua lendo que você vai amar!

    ResponderExcluir
  32. Oi oi!

    Tudo bem? Então, eu fico muito feliz que tenha gostado do segundo livro de A Mediadora, mas infelizmente não consigo me interessar pelos livros da Meg Cabot!

    Eu entendo que ela tenha muitos fãs, mas nunca li nada dela por pura falta de vontade e mesmo que tivesse a oportunidade de ler neste momento isso não aconteceria porque não tenho mais paciência para YA, simplesmente não consigo mais me conectar com as histórias e dramas de personagens adolescentes mais (pelo menos em regra!)

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  33. Olá, tudo bem?

    A ideia central da trama é bem interessante, confesso que deixei passar porque me lembrou muito a Sookie e sua leitura de pensamentos, convivendo com sobrenaturais e transformando Bons Temps em um verdadeiro pandemônio. Sua resenha foi uma delícia e explico super bem a série, mas não sei, acho que vou deixar passar mesmo.

    bjss

    ResponderExcluir
  34. Oie!
    Acredita que ainda não iniciei a leitura dessa série?
    Já recebi várias indicações, mas ainda não me senti inspirada para ler. Quem sabe esse ano eu mude de ideia e comece a ler o livro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  35. Nunca li nada da autora e confesso que não morro de vontade, além disso penso que se for ler irei para os Chick lits e romances de época que ela lançou. Não sei se irei para os de fantasia já que as opiniões se dividem, mas enfim foi ótimo conferir suas impressões. Parabéns pela leitura!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  36. Ainda não conhecia essa série da Meg e tô bem curiosa pra conhecer outros livros dela, porque ainda não li nenhum e sempre vejo as pessoas falando bem. A sua resenha está ótima! <3

    ResponderExcluir
  37. Oi Abby!
    Cada vez que leio uma resenha dessa série, fico mais enlouquecida kkkkk. A coisa mais perto que cheguei de um enredo assim foi Ecos da morte, mas a Intrínseca abandonou a série e fiquei a ver navios, ou seja, estou louca para ler essa.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  38. OOOiiii, eu tenho muito tempo que não leio nada da Meg Cabot e essa série é uma das que mais me chama atenção! Adorei a tua resenha!!

    ResponderExcluir
  39. Olá
    faz um bom tempo que não leio nada da autora mas não sei se essa série eu leria, pois não sou fã de fantasia, sou mais apegada a Meg em modo de chick-lit mesmo, tem tantos livros dela aqui na estante para ler que esse vou deixar para talvez um dia

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Oi, tudo bom?
    Quero muito ler essa série da Meg, aposto que irei gostar bastante, e tipo, esse gênero me chama bastante atenção. Uma pena que, eu li um livro dela ano passado sobre romance de época e eu não curti nadinha >.<, mas espero que assim que eu ler o primeiro da série curta bastante.

    Abraços,
    www.residiu.tk

    ResponderExcluir
  41. oiii, amei a a sua resenha, a premissa do livro é ótima, como faço para conseguir um exemplar ?

    abraços, José Marcos.

    ResponderExcluir
  42. Já vi muita gente falando sobre esses livros, mas eu nunca tinha parado para ler algo a respeito antes. Achei bem interessante, não fazia ideia que se tratava sobre isso. Com certeza irei ler quando tiver oportunidade!
    Adorei seu post e a dica. Parabéns!
    by: atravesdaescrita.blogspotç.com

    ResponderExcluir
  43. Sempre tive vontade de ler essa série mas a oportunidade ainda não chegou. Vou ter que confessar que desanimei um pouquinho agora, pela protagonista ter esse lado fútil tão forte. Não sei se terei paciência pra ela. Mas acho o tema muito legal, então talvez eu ainda me arrisque.

    ResponderExcluir
  44. Olá!
    Eu sou louca para ler os livros dessa série. Toda vez que vejo uma resenha falando sobre os livros fico doida. Amei saber a sua opinião sobre ele e espero conseguir conhecer os personagens ainda esse ano.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir